Mais de 20 milhões ainda não se vacinaram

Pedro Muxfeldt - 22 de maio de 2019 - 06:59
Mais de 20 milhões ainda não se vacinaram
Faltando menos de dez dias para o fim, campanha contra gripe segue em ritmo lento.

(CCM Saúde) — A campanha de vacinação contra a gripe ainda precisa imunizar 21,8 milhões de pessoas em nove dias para alcançar a meta de proteção estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O último boletim da campanha, divulgado na terça-feira (21) pelo órgão federal, aponta que apenas 63,4% do público-alvo da campanha foi vacinado até o momento. O objetivo é proteger 90% dos integrantes dos grupos prioritários.

Faltando pouco mais de uma semana para o término da mobilização, que envolve todos os postos de saúde do país, apenas o estado do Amazonas, onde a vacinação foi antecipada por um surto do vírus influenza, já alcançou a meta, com 93,7% de imunização. Bem próximos do objetivo estão Amapá (85,5%) e Espírito Santo (75,3%).

Já na divisão dos dados entre os grupos prioritários, nenhum deles já obteve os 90% desejados, índice que, segundo pesquisas, evita a transmissão do vírus. O público mais adiantado é o das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 81,9% delas vacinadas. Idosos, funcionários do sistema prisional e indígenas, todos na casa dos 70%, vêm depois.

Na outra ponta, os estados do Rio de Janeiro e Acre são os únicos que ainda não atingiram 50% de cobertura vacinal. Entre o público-alvo, o menor índice é de policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas, grupo adicionado à campanha este ano e que conta com 24% de imunização.

Foto: © didesign021 - Shutterstock.com