Microscópio pode fazer cirurgia sem cortar a pele

Pedro Muxfeldt - 24 de maio de 2019 - 09:14
Microscópio pode fazer cirurgia sem cortar a pele
Em estudo, aparelho diagnosticou e tratou câncer de pele apenas utilizando raios laser.

(CCM Saúde) — Um aparelho inovador promete diagnosticar doenças e realizar operações sem sequer cortar a pele dos pacientes.

O microscópio especial foi desenvolvido pela equipe da professora Yimei Huang na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. O dispositivo emite raios laser para escanear tecidos milimetricamente. Além disso, ao elevar a temperatura da emissão, o aparelho trata a doença identificada sem afetar o entorno.

"Quando encontramos uma estrutura celular suspeita ou anormal, podemos realizar uma cirurgia ultra precisa e tratar seletivamente essa estrutura indesejada ou doente sem perfurar a pele", explica Huang.

No estudo, publicado na revista 'Science Advances', a equipe de pesquisadores afirma que as funcionalidades do microscópio podem ser empregadas em qualquer estrutura corporal que seja alcançada pela luz, tais como pele, olhos e cérebro.

Inicialmente, os cientistas realizaram testes para o diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Segundo eles, casos da doença poderiam ser tratados de maneira instantânea em ambulatório com a delimitação da área afetada e a retirada do tumor ocorrendo no mesmo momento.

O objetivo da equipe de Huang agora é desenvolver outras aplicações para a ferramenta, buscando sua aprovação de uso e comercialização junto aos órgãos de controle.

Foto: © Kzenon - Shutterstock.com