Vacina da gripe é liberada para toda a população

Pedro Muxfeldt - 3 de junho de 2019 - 09:01
Vacina da gripe é liberada para toda a população
Com término da campanha, pessoas fora do público-alvo podem buscar vacinas restantes.

(CCM Saúde) — A vacina contra a gripe agora está liberada para a população fora dos grupos prioritários da campanha nacional, informa o Ministério da Saúde.

A partir desta segunda-feira (3), qualquer pessoa pode receber a imunização nos postos de saúde do país. A medida tem como objetivo elevar o índice de proteção da população em geral e também evitar o desperdício de doses. Não haverá reposição dos estoques nos estados.

Entre 10 de abril e 31 de maio, membros do público-alvo tiveram a oportunidade de se vacinar com exclusividade. Ainda assim, apenas cinco estados, entre eles o Amazonas, onde a campanha foi antecipada, alcançaram a meta de imunizar 90% destes grupos.

Nacionalmente, a média de vacinação foi de 79,9%, o equivalente a 47,5 milhões de pessoas vacinadas. Por conta disso, restam cerca de 12 milhões de doses da vacina disponíveis em todo o país para proteção de toda a população.

Segundo boletim epidemiológico do ministério, 807 casos de infecção pelo vírus influenza foram registradas no país até o dia 11 de maio. Deste grupo, 144 pessoas morreram.

Foto: © Africa Studio - Shutterstock.com