Confirmados 123 casos de sarampo no Brasil

Natali Chiconi - 10 de junho de 2019 - 10:30
Confirmados 123 casos de sarampo no Brasil
Boletim do Ministério da Saúde aponta 31 novos casos da doença apenas em junho.

(CCM Saúde) — O Ministério da Saúde confirmou 31 novos casos de sarampo no Brasil. Em novo boletim, o órgão anunciou 123 casos até o momento.

Além desses números, há ainda 348 casos notificados de sarampo que estão sendo investigados. Apenas em São Paulo existem 418 casos suspeitos da doença - 12,2% foram confirmados. Alguns casos são importados, ao passo que outros são autóctones, ou seja, de pacientes que contraíram a doença no Brasil.

No Rio de Janeiro, a notificação de casos de sarampo alcançou a marca de 36 casos, mas apenas sete confirmados. A confirmação mais recente foi em Paraty, que enfrenta um surto da doença. No Pará, o estado recebeu a notificação de 132 casos suspeitos e confirmou 53 deles até 5 de junho.

Por ora, o Ministério da Saúde não cogita realizar uma campanha nacional de vacinação. Entretanto, garante que os estados que solicitarem a vacina ao governo federal a receberão.

"A partir do momento em que os estados vão solicitando as vacinas, o Programa Nacional de Imunizações está pronto para abastecer todas as unidades do Brasil, mas como campanha, não", esclareceu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em São Paulo, que receberá 3 milhões de doses da vacina contra o sarampo, haverá uma campanha estadual a partir desta segunda-feira (10).

Foto: © Kirill Ryzhov - 123RF.com