Consumo de frutas previne mortes por doença cardíaca

Pedro Muxfeldt - 12 de junho de 2019 - 06:29
Consumo de frutas previne mortes por doença cardíaca
Pesquisa revelou que uma em cada sete mortes por problemas cardiovasculares poderia ser evitada.

(CCM Saúde) — O consumo de frutas e legumes poderia evitar quase três milhões de mortes todos os anos por doenças cardiovasculares, aponta estudo realizado nos Estados Unidos.

A pesquisa da Universidade Tufts foi divulgada na última semana durante o congresso anual da Sociedade Americana de Nutrição. Cruzando dados de consumo de frutas e legumes com os números de mortes por condições cardíacas em 2010, a equipe da professora Victoria Miller concluiu que um em sete óbitos seria evitado caso a ingestão de frutas fosse elevada ao equivalente a duas maçãs por dia.

Além disso, o levantamento também revelou que um consumo médio diário de três cenouras seria capaz de prevenir uma em 12 mortes associadas a problemas do coração, como infarto e AVC.

Em números gerais, as estimativas do estudo, que avaliou dados de 113 países que respondem por 82% da população mundial, apontam que 12,6 milhões de pessoas morreram por doenças cardíacas em 2010. Assim, apenas o consumo de frutas impediria 1,8 milhão de mortes anuais enquanto a ingestão de legumes corresponderia a mais 1 milhões de óbitos evitados.

"Tradicionalmente, ações globais de nutrição focaram em fornecer calorias suficientes, suplementação de vitaminas e redução de sal e açúcar. Esses resultados indicam que devemos expandir o foco para alimentos protetivos, como frutos, vegetais e legumes, com enorme potencial para melhorar a saúde da população", afirma Darius Mozaffarian, outro autor da pesquisa.

Foto: © gorillaimages - Shutterstock.com