Duas horas semanais ao ar livre melhoram saúde

Natali Chiconi - 17 de junho de 2019 - 08:51
Duas horas semanais ao ar livre melhoram saúde
Estudo conduzido no Reino Unido indica que contato com a natureza traz inúmeros benefícios.

(CCM Saúde) — Passar ao menos duas horas por semana ao ar livre, em contato com a natureza, é fundamental para ter boa saúde e bem-estar, segundo estudo feito no Reino Unido.

Pesquisadores da Universidade de Exeter descobriram que pessoas que ficam pelo menos 120 minutos por semana em contato com a natureza são mais propensas a terem boa saúde e mais bem-estar psicológico que as demais.

Publicado na revista ‘Scientific Reports’, o estudo avaliou dados de aproximadamente 20 mil pessoas no Reino Unido. Os resultados, no entanto, valem para qualquer lugar do mundo.

Um complemento do estudo diz respeito à forma com que esses 120 minutos são divididos. De acordo com os cientistas, não faz diferença se a pessoa passar duas horas ininterruptas em contato com a natureza ou se esse tempo for dividido em pequenos passeios ao longo da semana.

Benéfico para homens, mulheres, jovens e idosos, esse tempo ao ar livre também é muito indicado para doentes. “Já é bem sabido que ficar ao ar livre, em contato com a natureza, faz bem para a saúde e o bem-estar. Entretanto, até hoje, não sabíamos quanto tempo seria o suficiente”, afirmou o principal autor do estudo, Mat White, da Escola de Medicina da Universidade de Exeter.

Foto: © ljupco - 123RF.com