Café pode ajudar na perda de peso, diz estudo

Natali Chiconi - 28 de junho de 2019 - 08:18
Café pode ajudar na perda de peso, diz estudo
Bebida pode ajudar gordura boa a entrar em ação, contribuindo para eliminar a obesidade.

(CCM Saúde) — Existe um tipo de gordura boa para o organismo que quanto mais presente, melhor. Descobertas recentes indicam que o café pode ajudar essa substância a entrar em ação.

De acordo com artigo da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, publicado no periódico 'Scientific Reports', um copo de café pode ajudar a elevar a 'gordura marrom' no organismo. Esse tecido é inversamente proporcional ao peso, ou seja, pessoas mais magras têm maior quantidade de gordura deste tipo. Já a 'gordura branca' armazena energia. Ela se localiza, em geral, na região da barriga e abaixo da pele.

Os autores da pesquisa testaram o papel da cafeína em duas frentes: colocando uma dose em contato com células in vitro e oferecendo a voluntários saudáveis um sachê de 1,8 g de café instantâneo dissolvido em 200 ml de água, observando as alterações corporais através de exames de imagens.

As células mostraram atividade metabólica aumentada. A região do pescoço teve aumento de temperatura, o que, segundo os autores, indica maior atividade em uma região que coincide com a presença da gordura marrom.

"Juntos, esses resultados demonstram que a cafeína pode estimular as funções da gordura marrom e que tem o potencial de ser utilizada terapeuticamente em humanos adultos", diz um trecho do artigo.

Apesar das descobertas, os pesquisadores enfatizam que o principal estímulo à gordura marrom é o frio. Pessoas que moram em países escandinavos, por exemplo, tem maior volume desse tecido no pescoço. Portanto, um clima tropical como o brasileiro pode limitar a ação deste tecido na perda de peso.

Foto: © dolgachov - 123RF.com