Gordura na perna é mais saudável que na barriga

Natali Chiconi - 2 de julho de 2019 - 08:49
Gordura na perna é mais saudável que na barriga
Estudo indica que esse tipo de gordura localizada em mulheres protege contra doenças cardíacas.

(CCM Saúde) — Um estudo publicado no ‘European Heart Journal’ indica que acumular mais gordura nas pernas é melhor do que na barriga em mulheres.

De acordo com a pesquisa, esse tipo de gordura protege contra doenças cardíacas após a menopausa, já que mulheres mais velhas com gordura na região abdominal e mesmo dentro do peso têm risco maior de derrame do que as que acumulam gordura no quadril e nas coxas.

Os resultados foram obtidos após uma pesquisa com 2,6 mil mulheres com mais de 18 anos e peso saudável, mas que apresentavam Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18 e 25.

Nesse estudo, denominado ‘Women's Health Initiative’, as mulheres foram submetidas a exames periódicos para verificar a densidade de gordura, músculos e ossos do corpo. O estudo constatou que mulheres com corpo em “formato de maçã" apresentavam risco três vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com as que tinham corpo em "formato de pera".

"As participantes do nosso estudo eram todas mulheres com peso normal. Portanto, esta mensagem é muito importante: mesmo para as mulheres com um peso corporal saudável, a 'forma de maçã' ou 'forma de pera' ainda é importante", destaca Qibin Qi, professor do Albert Einstein College of Medicine, em Nova Iorque, que conduziu o estudo.

O próximo passo, segundo os pesquisadores, é investir em pesquisas futuras para prevenir e tratar a maior causa de morte do mundo.

Foto: © olegdudko - 123RF.com