Estudo liga refrigerantes a risco de câncer

Pedro Muxfeldt - 12 de julho de 2019 - 08:03
Estudo liga refrigerantes a risco de câncer
Levantamento francês também mostrou associação da doença com consumo de sucos artificias.

(CCM Saúde) — O consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de fruta artificiais, está relacionado ao aumento do risco de câncer.

Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Paris, na França, que avaliou dados de mais de 100 mil pessoas. Cerca de 80% dos participantes eram mulheres, com idade média de 42 anos. O grupo foi acompanhado por um período de nove anos. O trabalho foi publicado no 'British Medical Journal'.

De acordo com o levantamento, o consumo diário de apenas 100 mililitros de bebidas açucaradas - aproximadamente meio copo - representou aumento de 18% no risco de se desenvolver câncer. A situação foi ainda mais grave no caso do câncer de mama, com elevação de 22%.

O estudo estatístico não foi capaz de apontar as causas dessa associação, mas, segundo os pesquisadores, o tamanho do grupo analisado comprova a existência de uma ligação entre a doença e a ingestão de refrigerantes. Ainda assim, a expectativa dos cientistas é realizar novas pesquisas para confirmar os resultados.

Foto: © Brent Hofacker - 123RF.com