Descoberto mecanismo de alergia a anestésico

Natali Chiconi - 15 de julho de 2019 - 09:15
Descoberto mecanismo de alergia a anestésico
Achados podem ajudar a desenvolver novas medidas para trazer mais segurança aos procedimentos.

(CCM Saúde) — A anestesia é um procedimento indispensável na área médica. Entretanto, existem riscos de complicações, que podem ser minimizados com uma nova descoberta.

Publicado na revista ‘Science Translational Medicine’, o estudo identificou mecanismos relacionados à anafilaxia, uma reação alérgica que ocorre minutos após a aplicação de medicamentos ou até horas depois. Em casos extremos, ela pode ser fatal.

As descobertas foram somadas a uma pesquisa feita por cientistas franceses, em 2011, que descobriu que a anafilaxia está relacionada a respostas imunes desencadeadas pelo anticorpo IgE. Agora, descobriu-se que essa resposta não aparece em até 20% dos pacientes anafiláticos.

"As descobertas nos levaram a supor que outro mecanismo poderia existir nesses indivíduos", diz Sylvie Chollet-Martin, pesquisadora da Universidade Paris-Sud. "Acreditamos que essas informações podem, pelo menos em parte, fechar a lacuna para o diagnóstico etiológico dessa alergia", completa.

Com esses achados, os pesquisadores esperam desenvolver abordagens que deixem os procedimentos médicos mais seguros. "A quantificação de anticorpos específicos pode ajudar a melhorar o diagnóstico da etiologia das anafilaxias na sala operatória e, assim, criar métodos mais específicos e seguros durante esse procedimento”, completa a cientista.

O próximo passo, diz a equipe de pesquisadores que assina o trabalho, é entender melhor esses mecanismos e explorar outros potenciais fatores durante a anafilaxia em humanos e camundongos.

Foto: © S_L - Shutterstock.com