Papinhas têm alto nível de açúcar, alerta OMS

Pedro Muxfeldt - 16 de julho de 2019 - 07:38
Papinhas têm alto nível de açúcar, alerta OMS
Excesso de substâncias adoçantes pode afetar os dentes e desencadear maus hábitos alimentares.

(CCM Saúde) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou alerta sobre o alto índice de açúcar presente em papinhas e outros alimentos voltados para bebês.

Em estudo divulgado nesta segunda-feira (15), a OMS Europa avaliou cerca de 8 mil comidas e bebidas anunciadas como de uso infantil disponíveis em mercados de quatro cidades - Viena, na Áustria, Sofia, na Bulgária, Budapeste, na Hungria, e Haifa, em Israel.

Em três delas, mais da metade dos produtos continham pelo menos de 30% de suas calorias provenientes de açúcar, suco de fruta concentrado e adoçantes. O excesso dessas substâncias, segundo os pesquisadores, possuem um duplo efeito maléfico sobre as crianças.

Em primeiro lugar, afeta o desenvolvimento da dentição e pode, no futuro, provocar quadros de cárie e perda dos dentes. Além disso, o consumo exagerado de açúcar nessa fase da vida pode criar maus hábitos alimentares por parte das crianças.

O levantamento também revelou que entre 30% e 60% dos produtos avaliados - a depender da cidade onde ele foi recolhido - eram comercializados como ideais para bebês com menos de seis meses.

Anúncios dessa natureza, apesar de não serem ilegais, vão contra recomendações da OMS, que defende o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Foto: © Oksana Kuzmina - 123RF.com