Ministério suspende 19 remédios gratuitos do SUS

Natali Chiconi - 17 de julho de 2019 - 09:10
Ministério suspende 19 remédios gratuitos do SUS
Principais medicamentos riscados da lista são para tratar câncer, diabetes e transplantados.

(CCM Saúde) — O Ministério da Saúde rompeu, nas últimas semanas, parcerias com sete laboratórios públicos nacionais. Sendo assim, 19 medicamentos gratuitos estão em risco.

Em sua maioria, os remédios são para tratar câncer, diabetes e transplantados - fato que preocupa os profissionais da saúde e laboratórios públicos, que podem perder investimentos para seguir com seus trabalhos.

Embora haja esse alerta, o Ministério afirmou que está realizando compras dos medicamentos por outros meios previstos na lei. “A maior parcela dos medicamentos em fase de suspensão sequer chegou à fase de fornecimento do produto. Outras que têm produção estão com dificuldades de atendimento à demanda para o sistema de saúde e a pasta já realiza compras por outros meios conforme legislação vigente", diz a nota emitida pelo órgão.

O principal entrave em relação a essa notícia, segundo especialistas, é que haverá mais gastos do governo com laboratórios privados, prejudicando os laboratórios públicos, que realizam investimentos maciços para produzir os medicamentos.

De acordo com a Associação de Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB), haverá uma perda anual de ao menos R$ 1 bilhão para o setor e risco de desabastecimento, já que “mais de 30 milhões dependem dos remédios em fase de suspensão”. Laboratórios como Biomanguinhos, Butantã, Bahiafarma, Farmanguinhos, Furp e Tecpar estão entre os laboratórios suspensos.

Com o anúncio, medicamentos como a Insulina (NPH), a Cabergolina, Pramipexol, Vacina Tetraviral, Sevelâmer e Alfataliglicerase foram suspensos. Outros componentes, como Rituximabe, Infliximabe, Sofosbuvir e Etanercepte foram suspensos no segundo estágio, ou seja, antes de iniciar a distribuição.

A lista completa de medicamentos afetados pela notícia está aqui.

Foto: © Oleksii-Fedorenko - Shutterstock.com