Pesquisa descobre gene que deixa câncer invisível

Pedro Muxfeldt - 22 de julho de 2019 - 06:19
Pesquisa descobre gene que deixa câncer invisível
Tratamento imunológico não é eficaz contra tumores que expressam o chamado DUX4.

(CCM Saúde) — Cientistas dos Estados Unidos descobriram um gene, chamado DUX4, que torna alguns tumores irreconhecíveis ao tratamento imunológico.

Segundo o trabalho, publicado na revista 'Developmental Cell', certos tipos de câncer se aproveitam desse gene para mascarar sua presença durante a fase inicial de desenvolvimento das células cancerígenas.

Com isso, a imunoterapia, técnica que utiliza medicamentos para fazer com que o sistema imunológico do paciente combata o câncer, não consegue identificar o alvo de seus ataques, permitindo que a doença se alastre pelo organismo.

Para a pesquisa, a equipe do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson avaliou o perfil de expressão gênica de cerca de 10 mil casos de câncer envolvendo mais de 30 tipos de tumores. O que eles encontraram foi que aquelas formas em que o gene DUX4 estava presente tinham menores chances de responder bem à terapia imunológica.

"A imunoterapia pode ser incrivelmente poderosa contra cânceres previamente intratáveis, mas ainda não é eficaz para a maioria dos pacientes. Compreender os mecanismos que impedem o sistema imunológico de identificar e atacar tumores é um primeiro passo para encontrar a cura para todos os pacientes", afirma Robert Bradley, um dos autores do estudo.

Foto: © Creations - Shutterstock.com