Estilo de vida é primordial para evitar o Alzheimer

Natali Chiconi - 23 de julho de 2019 - 08:51
Estilo de vida é primordial para evitar o Alzheimer
Aspectos emocionais também impactam o surgimento da doença, segundo especialistas.

(CCM Saúde) — Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas sofrem com Alzheimer. Para evitar que esses números cresçam, cientistas investem na prevenção, baseada em estilo de vida.

Durante a Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, que ocorreu em Los Angeles, os pesquisadores defenderam que as pessoas devem se dedicar a aprender um novo idioma ou a tocar instrumentos musicais, por exemplo.

Esse conceito de reserva cognitiva, desenvolvido pelo estadunidense Yaakov Stern, professor de neuropsicologia e chefe da Divisão de Neurociências Cognitivas da Universidade de Columbia, em Nova York, refere-se à forma como o cérebro lida com os danos, como a degeneração característica do Alzheimer.

“Esses treinos cognitivos deveriam ser inseridos nas escolas e todos os adultos e idosos deveriam incluí-los na rotina. Tem gente que acha que jogar dominó ou fazer palavras-cruzadas é uma besteira, mas são desafios para a cognição”, explica a neuropsicóloga Marcella Bianca, que atua com reabilitação cognitiva e pesquisa reserva cognitiva no Brasil. Ela, inclusive, participou da conferência. “Depressão, ansiedade e estresse estão associados à demência”, afirma.

Um outro estudo corrobora com essa tese. Conduzido pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, ele constatou que o risco de demências é 32% menor em pessoas que, embora carreguem genes associados a essas enfermidades, têm um estilo de vida saudável.

“Nossos resultados são empolgantes, pois mostram que podemos agir para tentar compensar a genética”, observa Elzbieta Kuma, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter e coautora do estudo.

Um dos fatores de proteção contra demências identificados por pesquisadores é a saúde vascular. Ela pode ser obtida com exercícios físicos, dieta com baixo teor de gordura animal e prevenção de diabetes e hipertensão.

Foto: © goodluz - 123RF.com