App brasileiro auxilia análise de radiografias

App brasileiro auxilia análise de radiografias
Em um mês, aplicativo desenvolvido por estudante já foi baixado em mais de 800 cidades de 80 países

(CCM SAÚDE) — Um aplicativo de celular desenvolvido no Brasil tem feito sucesso em todo o mundo ajudando profissionais de saúde e alunos a interpretarem radiografias. O app 'Radioxtudy' foi criado pelo estudante de odontologia Victor de Aquino Wanderley, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lançada há um mês, a ferramenta já foi baixada por seis mil usuários em mais de 800 cidades de 80 países diferentes. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

O dispositivo criado pelo estudante conta com um banco de dados ao qual o usuário pode consultar para fazer comparações e análises com o raio-X que tem em mãos. Também é possível inserir a imagem no sistema do aplicativo. No momento, apenas radiografias odontológicas estão cadastradas e podem ser consultadas.

Segundo o professor da Unicamp Matheus de Lima Oliveira, a ferramenta elimina possíveis dúvidas do profissional e eleva as chances de um diagnóstico adequado. "Dificilmente, o dentista vai recorrer a livros ou fontes seguras no momento da observação. O aplicativo é uma maneira prática de sanar o problema durante a análise da imagem", diz ele ao 'G1'.

Atualmente, Victor já estuda formas de atualizar e aprimorar o aplicativo. Além disso, uma versão em inglês deve ser liberada nos próximos meses, o que pode tornar o app uma referência internacional para a análise de radiografias odontológicas.

Foto: © Minerva Studio - Shutterstock.com
Siga o CCM Saúde no Twitter

Veja também