Gagueira

Novembro 2017


Definição

a gagueira é um problema de linguagem afetando o fluxo da fala, que se caracteriza pela repetição de sílabas, a hesitação ou interrupção da fala. A gagueira é uma patologia muito comum nas crianças e aproximadamente uma sobre cem é afetada. Geralmente, a gagueira aparece nos primeiros anos de fala, e diminui ou desaparece antes da idade adulta. De maneira geral, os homens são muito mais afetados do que as mulheres. Existem diferentes tipos de gagueira:
  • Gagueira clônica que causa a repetição não controlável e irregular de uma sílaba ou um som;
  • Gagueira tônica que corresponde a um bloqueio de iniciação da dicção de uma palavra.

Classicamente, a gagueira é intermitente e acentuada por alguns elementos como a fadiga ou estresse.

Manifestações

a gagueira se manifesta pelos sintomas seguintes:
  • Um fluxo de fala anormal;
  • Repetição não controlável de algumas sílabas;
  • Hesitação antes ou entre algumas palavras;
  • Bloqueio da fala no meio de uma frase, como se a palavra seguinte não quisesse sair.

A gagueira se acentua em caso de excitação ou estresse. Ela é menos grave ou até inexistente quando o paciente é confiante, grita ou canta.

Diagnóstico

o diagnóstico da gagueira é geralmente feito pela família da pessoa, constatando os sintomas citados anteriormente nos primeiros anos de fala. A confirmação se faz por um médico ou um fonoaudiologista nos casos de dúvida. Nenhum exame complementar é necessário.

Tratamento

para curar a gagueira, o paciente é tratado por um fonoaudiologista. Esse especialista trabalhará a elocução e dará conselhos precisos aos pais para atenuar a gagueira da criança. Em uma idade mais avançada, o cuidado por um fonoaudiologista pode ser acompanhado por um cuidado psicológico ou psicanalista para procurar uma causa psíquica da gagueira.

Prevenção

a gagueira não pode ser prevenida. Parece no entanto que um filhos de pais gagos tenha mais tendência a apresentar uma gagueira.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Gagueira', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.