Hidronefrose

Novembro 2017


Definição

a hidronefrose é uma patologia que afeta o aparelho urinário. Trata-se do aumento do volume da pelve, dos cálices e geralmente do rim, e muitas vezes secundária ao acúmulo de urina normal, não infectada. A pelve renal é um reservatório em forma de funil que coleta a urina vinda dos rins e a evacua na bexiga pela uretra. Os cálices renais se situam logo acima da pelve renal. As causas da hidronefrose são diversas, principalmente a existência de um obstáculo com escoamento normal de urina, ou então uma falta de tônus da pelve renal. Na maioria dos casos, a hidronefrose é uma patologia descoberta nas crianças, no quadro de uma má formação da árvore urinária chamada de síndrome da junção pielo-ureteral e definida por uma anomalia de implantação da uretra na pelve renal.

Manifestações

os sintomas de hidronefrose podem ser representados por:
  • Dores lombares;
  • Infecções urinárias frequentes;
  • Mais raramente, uma massa palpável no nível do abdômen em relação a um rim.

No entanto na maioria dos casos, a hidronefrose é descoberta antes mesmo do nascimento.

Diagnóstico

o diagnóstico da hidronefrose se faz através de uma ultrassonografia que revela o tamanho da pelve renal, dos cálices e do rim. Esse exame permite também detectar um eventual obstáculo ao escoamento das urinas mas, na maioria das vezes, é a descoberta de uma anomalia morfológica, e mais comumente, uma síndrome da junção pielo-uretral que será encontrada. A hidronefrose é enquanto isso geralmente descoberta antes do nascimento, durante ultrassonografias de acompanhamento da gravidez. Nesse caso, outros exames são realizados, como uma cistografia na qual radiografias do aparelho urinário são realizadas após injeção de um produto de contraste, mas também uma cintilografia renal para avaliar o funcionamento dos rins.

Tratamento

o tratamento da hidronefrose depende da causa da mesma. Trata-se de suprimir a causa da obstrução. Se a patologia é de origem congenital, a operação terá como objetivo corrigir o defeito anatômico.

Prevenção

a hidronefrose sendo geralmente causada por uma anomalia anatômica congenital, sua prevenção é difícil, mas a realização de um diagnóstico antes mesmo do nascimento permite um tratamento precoce.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Hidronefrose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.