Alelo - Definição

Janeiro 2018


Definição de alelo

O corpo humano é formado de 23 pares de cromossomos. Cada cromossomo contém diversas informações sob a forma de genes que exprimem as características hereditárias de cada indivíduo. Cada gene possui dois alelos, um proveniente da informação genética do pai e outro da mãe. Se os dois alelos de um indivíduo são idênticos, a característica proveniente deles se manifestará. Se forem diferentes, o alelo dominante irá se impor sobre o alelo recessivo e será o responsável pelas características do indivíduo. Por exemplo, as cores dos olhos: se uma criança herda um alelo marrom e um alelo azul, ela terá olhos marrons, pois o alelo marrom é dominante sobre o alelo azul, que é recessivo.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 12:54 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Alelo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nutrição enteral - Definição
Mal de Alzheimer - Definição