Anóxia - Definição

Novembro 2017


Definição de anóxia

A anóxia designa uma diminuição da quantidade de oxigênio distribuída pelo sangue aos tecidos. Ela resulta da anoxemia, que é uma diminuição da quantidade de oxigênio presente no sangue. A anóxia pode ser causada por insuficiência cardíaca, pneumopatia, anemia, entre outras condições. Na pele e nas mucosas, a anóxia provoca cianose (coloração azulada). Quando a anóxia atinge o cérebro pode se tornar bastante perigosa pois o cérebro não suporta a falta de oxigênio por muito tempo. As consequências vão de perda de memória ao coma, por vezes irreversível, e as sequelas podem ser importantes. Para tratar a anóxia, deve-se identificar sua causa e tratá-la.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 27 de fevereiro de 2017 às 11:58 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Anóxia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.