Colecistite

Janeiro 2018


Definição

a colecistite define a inflamação da parede da vesícula biliar. Ela é geralmente emitida por um mecanismo pontual ou agudo, seguindo uma obstrução do canal cístico por um cálculo. Diversos fatores estão na sua origem: um cálculo biliar é a causa mais comum, formada na maior parte das vezes pela aglutinação de cristais de colesterol em uma bile que está saturada. A colecistite pode igualmente ser crônica após a obstrução intermitente ou parcial do canal cístico e causar o espessamento das paredes da vesícula biliar. Ressaltamos que a colecistite aguda pode igualmente ser causada por uma isquemia da parede vesicular em torno de 1 em cada 10 casos.

Manifestações

os sintomas relativos à colecistite aguda de origem litiásica são:
  • Dores abdominais localizadas a direita ou sobre a parte superior do abdômen, como cólicas hepáticas.
  • Dores aumentadas durante a palpação;
  • Febre e calafrios;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas e vômitos.

A colecistite crônica é em geral assintomática ou às vezes causando dores intermitentes dores de cólicas hepáticas.

Diagnóstico

O médico pode realizar um exame de sangue pesquisando os problemas hepáticos e de marcar a inflamação modificada. Uma radiografia do abdômen pode ser realizada, para identificar os cálculos, mas esses não são sempre visíveis na radiografia. Em caso de sintomas evocadores, o único exame indispensável é o ultrassom que é o mais eficaz e mostrará um aumento das paredes da vesícula com a descoberta do cálculo.

Tratamento

o tratamento de escolha da colecistite aguda é a cirurgia. Uma retirada da vesícula biliar pode ainda ser realizada: é a colecistectomia. A intervenção cirúrgica pode ser feita rapidamente ou de maneira diferenciada de 48 horas em caso de sinais de gravidade. Em paralelo, antibióticos são administrados. Em caso de colecistite crônica, uma colecistectomia é igualmente realizada em função dos problemas clínicos.

Prevenção

É possível prevenir a colecistite crônica por uma alimentação sana e equilibrada com um controle do seu colesterol.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Colecistite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Choque séptico
Cirrose