Metrorragia: sangramento entre menstruações

A metrorragia é uma perda de sangue mais ou menos grave e de origem uterina, que surge fora dos períodos de menstruação da mulher.

Sintomas da metrorragia

O sangue escoado pode apresentar diversos aspectos: cor vermelha, tons mais escurecidos, ter presença ou não de coágulos, entre outras características, podendo se estender por mais dias. Se não for tratada a tempo, a condição pode levar a casos de anemia.

Causas de metrorragia

Muitas metrorragias são ligadas a causas sem gravidade, tais como desequilíbrios hormonais, fibromas, pólipos uterinos, problemas de coagulação ou anomalias do endométrio. Todavia, alguns tumores malignos também podem ser a causa destes sangramentos, exigindo consulta ao ginecologista quando ocorrem.

A metrorragia que surge antes da puberdade ou depois da menopausa não deve ser considerada como algo normal. Isso porque a condição que surge na puberdade está, geralmente, associada a menstruação abundante, que atinge de 2% a 5% das adolescentes nos primeiros dois anos após a menarca.

Gravidez e metrorragia

A metrorragia é comum no primeiro trimestre de gestação e atinge uma a cada quatro mulheres no início da gestação. Em qualquer caso, uma consulta com especialista é fundamental, já que o sangramento também pode ser indício de alguma complicação da gravidez como desenvolvimento do feto fora do útero, deslocamento prematuro da placenta, gravidez extrauterina, aborto ou início do trabalho de parto.

Conselhos

Consultar sempre o médico em caso de sangramentos fora do período menstrual.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Metrorragia: sangramento entre menstruações', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade