Quando procurar um sexólogo

Muitas pessoas possuem problemas sexuais que não ousam falar com ninguém, muitas vezes guardando suas dificuldades por anos. Um sexólogo, especialista em questões sexuais, pode ajudar a resolver o problema de quem não leva uma vida sexual completa.

O que um sexólogo pode fazer

Esses profissionais podem ajudar a recuperar o desejo e o prazer, permitir a satisfação sexual, dar conselhos e resolver certos problemas da vida cotidiana que podem estar atrapalhando a vida sexual da mulher, do homem ou do casal, ajudar a pessoa a recuperar a autoconfiança, estimular o casal a modificar certos hábitos sexuais, como o local onde fazem amor e auxiliar na compreensão de que o amor não é apenas um ato sexual, mas principalmente a relação de compartilhar momentos da vida.

Consultar-se com um sexólogo também permite que os problemas da relação não sejam escondidos e impede que um dos parceiros seja apontado como culpado pelas dificuldades do casal. Além disso, um especialista é capaz de evitar o surgimento de frustrações e comportamentos depressivos provocados pelos problemas sexuais.

O sexólogo também pode desempenhar um papel preventivo, especialmente em jovens, com a abordagem da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV. O papel do sexólogo também é indispensável pela insistência na necessidade do uso de preservativos e outros métodos seguros. Um médico sexólogo é capaz de examinar seus pacientes e indicar exames e tratamentos medicamentosos e, em certos casos, cirúrgicos.

A consulta ao sexólogo pode ser feita sozinho ou acompanhado do parceiro. Quando o problema que aflige especificamente um dos parceiros possui consequências na estabilidade do casal, o profissional pode sugerir a participação do companheiro. As razões principais para um homem ir ao sexólogo são problemas de ereção, ejaculação precoce e dificuldade de ejaculação.

Por outro lado, o número de mulheres que busca auxílio de um sexólogo vem aumentando nos últimos anos pela percepção do papel cada vez mais importante que a sexualidade tem em suas vidas. Elas tomam a decisão de procurar um profissional, principalmente, pela redução da libido, dificuldade de chegar ao orgasmo, desconhecimento de seus corpos e da condução do ato sexual e dores na hora do sexo.

A profissão de sexólogo não é regulamentada. Assim, qualquer um pode exercer a função e se intitular sexólogo. É importante não errar na escolha da pessoa para a qual se vai contar seus problemas mais íntimos. Muitas pessoas não qualificadas, às vezes um charlatão, se aproveitam da fragilidade dos outros para atuar como sexólogas. É difícil ter certeza de estar em boas mãos.

A grande maioria dos sexólogos é muito competente, mas outros podem fazer você perder tempo e dinheiro e não proporcionar nenhuma melhora e mesmo agravar os problemas reportados. Não deixe de questionar o sexólogo consultado sobre suas qualificações, seu método e outras questões relativas à consulta e sua competência.

Médicos e sexologia

Muitos médicos atuam como sexólogos. Há universidades, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que possuem programas de pós-graduação em sexologia humana. Em geral, esses profissionais são ginecologistas, urologistas e psiquiatras que se especializam em sexologia. Como em todas as especialidades médicas, a prática regular da atividade é o melhor caminho para a experiência e o bom desempenho da função. Um médico sexólogo está habilitado a prescrever medicamentos em certas situações, como homens com disfunção erétil. O médico aporta informações e conselhos sobre a sexualidade e pode indicar exercícios para o indivíduo ou casal. Apenas médicos podem realizar exames e prescrever remédios.

O Sistema Único de Saúde (SUS) não oferece serviço de sexologia, que deve ser buscado em consultórios particulares. O preço das consultas costuma ser alto pela duração dos encontros, entre 45 minutos e uma hora. No entanto, profissionais de psicologia e clínicos gerais envolvidos no Programa Saúde da Família (PSF), implantado em muitas cidades do país, podem auxiliar pessoas sem condições de acesso a consultas particulares.

O que um sexólogo não pode fazer

Antes de mais nada, o sexólogo não pode excitar ou manter relações sexuais com seus pacientes. Jogos sexuais e flerte também estão proibidos. Além disso, apenas profissionais que tenham título de médico estão habilitados a realizar exames e testes físicos em seus clientes.

Foto: © GoneWithTheWind - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Quando procurar um sexólogo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade