Vertigens

Novembro 2017


Definição

As vertigens são uma sensação de saída de si mesmo ou de seu ambiente enquanto nenhum movimento está em curso. A impressão é rotatória na vertigem verdadeira, como se a cabeça ou os objetos ao redor estivessem rodando. Diversos casos de falsa vertigem são possíveis e podem ser provocados por estresse, uma posição em grandes alturas (vertigem paroxísmica de posição), uma baixa brutal da pressão arterial (hipotensão ortostática)...
Dependendo de sua origem, as vertigens verdadeiras podem ser:
Centrais, que atingem o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio, situado no cérebro: dano no nervo vestibular no tronco cerebral, AVC (acidente vascular cerebral), esclerose em placas, tumor, intoxicações...
Periféricas: dano no ouvido interno no labirinto, estrutura que compromete o equilíbrio em caso de inflamação dessa estrutura, traumatismo, inflamação da parte inicial do nervo (nefrite vestibular), tumor que atinge o nervo, chamado neurinoma do VIII (o nervo vestibular é o oitavo nervo craniano).

Manifestações

O paciente se queixa de tontura e da impressão de que o ambiente ao redor (ou ele mesmo) está rodando, temporariamente ou permanentemente. Outros sinais clínicos podem estar presentes e serem responsáveis por uma causa ao invés da outra. Em caso de aparição progressiva e de sinais neurológicos associados como problemas motores, tremores, problemas com a mobilidade dos olhos, uma origem no cérebro é suspeita. Se o início é súbito, e vômitos ou náuseas são presentes, assim como problemas da audição, o ouvido interno é mais frequentemente o atingido.

Diagnóstico

O exame clínico não permite mais determinar a causa das vertigens. As investigações podem ser longas e necessitar de exames complementares: audiometria e impedância que testa a audição, testes biológicos, de imagem. Recorrer a exames vestibulares utilizando água em diferentes temperaturas, colocadas no interior do ouvido, poderá gerar um nistagmo, pequenos movimentos oscilatórios dos olhos. A análise de sua frequência ajuda no diagnóstico.

Tratamento

O tratamento depende a causa das vertigens. Ele vai de ausência de tratamento ou de manobras e manipulação específica nas vertigem posicional paroxística benigna, a cirurgia em caso de tumor, passando por tratamentos antibióticos em caso de infecção.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Vertigens', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.