Vertigens ao acordar - Definição

Definição de vertigens ao acordar

A vertigem é uma sensação desagradável de perda de equilíbrio, com impressão de que a cabeça gira e as coisas em sua volta se movem. As vertigens que uma pessoa pode sentir ao se levantar podem provocar uma patologia chamada de hipotensão ortostática. Esse fenômeno surge durante a passagem da posição deitada para de pé. Durante esse movimento, o sangue, por gravidade, desce, levando a uma queda de pressão.

Essa baixa de pressão é responsável pela sensação de vertigem, podendo até provocar perdas de consciência e queda. A hipotensão ortostática afeta preferencialmente as pessoas de idade. Ela se confirma por medição de pressão arterial deitada e depois várias vezes na posição de pé. Se ela é averiguada, uma reavaliação do tratamento principalmente contra a hipertensão deverá ser feita.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Vertigens ao acordar - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade