Artrografia - Definição

Novembro 2017


Definição de artrografia

A artrografia é uma técnica radiográfica que permite visualizar as articulações do corpo. Uma injeção de contraste, normalmente à base de iodo quando o paciente não sofre de alergia à substância, precede a realização das imagens radiográficas. A artrografia é realizada para evidenciar anomalias das articulações. Ela é utilizada principalmente para articulações de joelho, ombro, quadril e, mais raramente, tornozelo, pulso e cotovelo. Uma técnica mais recente para estudar as articulações superficiais, a artroscopia, permite, com a ajuda da introdução de um sistema ótico, ver diretamente o interior da articulação sobre uma tela. Espera-se que este procedimento venha a substituir totalmente a artrografia em certo tempo.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 21 de novembro de 2017 às 10:28 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Artrografia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.