Articulação - Definição

Faça uma pergunta

Definição de articulação

O termo articulação é um lugar de reunião de dois ou mais ossos. Diversos elementos estão presentes em uma articulação; encontramos principalmente a cartilagem que cobre as articulações móveis, os ligamentos conectando os ossos e o líquido sinovial, lubrificante que facilita os movimentos. As articulações mais conhecidas são as do quadril, joelho, tornozelo, membros superiores e entre cada vértebra da coluna vertebral. Elas podem sofrer inflamações crônicas, como a artrite reumatoide, infecções, caso da artrite, e degeneração devido ao envelhecimento da cartilagem, quando recebe o nome de artrose. A artroscopia é uma análise laboratorial de uma articulação com auxílio de uma minicâmera.

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 24 de novembro de 2017 às 13:14 por Pedro.CCM.

Este documento, intitulado 'Articulação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

Volume plaquetário - Definição
Arilsulfatase A (ASA) - Definição