Dores na virilha, também chamada de região inguinal, são uma razão comum para consulta médica. Elas são um sinal de diversas patologias cujo diagnóstico diferencial é baseado na localização precisa do sintoma.
A virilha, ou região inguinal, se situa entre a parte inferior do abdômen e da coxa. É uma região onde estão localizados diferentes nervos (ilioinguinal, ílio-hipogástrico, genitofemoral, femoral e obturador) e dois músculos (o direito femural e o músculo psoas).
A dor na virilha é chamada de irradiada se tem como origem um local diferente daquele da localização do sintoma como a cavidade abdominal, compreendendo o conteúdo músculo-esquelético (por exemplo: segmentos vertebrais lombar, sínfise púbica) e o conteúdo visceral (trato gastrointestinal), bem como os membros inferiores (articulação coxofemoral). A dor na virilha é, na maior parte do tempo, irradiada.
O diagnóstico diferencial da dor na virilha é baseado no local exato da dor: região inguinal anterior, região inguinal proximal (próximo do ligamento inguinal), sínfise púbica (articulação anterior pélvica), região inguinal interna (em torno dos adutores) e região trocantérica (parte do fêmur). Em todos os casos, consulte o seu médico para um diagnóstico preciso, análise aprofundada e tratamento adequado.
As causas da dor na virilha podem ser lesões (contusões, distensões de ligamento muscular, fraturas,etc.), tendinite (adutores, psoas, piramidal etc.), osteoartrite ou artrite de quadril, dores na coluna, lesão do labrum (danos à articulação coxofemoral), necrose asséptica da cabeça femoral, osteoporose, bursite, hérnia inguinal e femoral, lesão na virilha, tumores e distúrbios neurológicos. As dores inguinais também podem ser causadas por perturbações urológicas, ginecológicas (por exemplo, no final da gravidez) e gastrointestinais.
Os fatores de risco de dor na virilha são idade e antecedentes, como lesões ou traumatismos.
Foto: © Rui Santos - 123RF.com