Dor do lado direito do peito: o que pode ser

Apesar do coração estar posicionado praticamente no centro do peito, dores relacionados a problemas cardíacos são sentidas no lado esquerdo do peito. Contudo, também existem alguns problemas que provocam dores do lado direito e que devem ser tratados de maneira correta por um profissional de saúde.

Dor do lado direito do peito e inflamações

Na maior parte das vezes, a causa das dores ao lado direito do peito é a inflamação de algum órgão. Os mais comuns são gastrite, hepatite, colecistite (inflamação da vesícula biliar) e pleurisia (inflamação da pleura, membrana externa do pulmão).

Dor do lado direito do peito ao respirar

Sentir dores do lado direito do peito ao respirar pode ser sinal de um pneumotórax, condição marcada por um colapso da pleura pulmonar provocada pelo acúmulo de ar entre a pleura e a parede do pulmão. Em algumas situações, o quadro do pneumotórax pode ser bastante grave.

Outras causas possíveis de dor do lado direito do peito

Além destas causas mais comuns, as dores do lado direito do peito também podem ser provocadas por refluxo gastroesofágico e outros problemas do sistema digestivo, lesões musculares na região e bloqueio de alimentos no esôfago.

O que fazer em caso de dor do lado direito do peito

Dores no peito, tanto do lado esquerdo quanto direito, devem fazer o paciente buscar um médico de maneira rápida para realização de diagnóstico. O motivo pode ser banal, mas envolver condições importantes e que precisam de tratamento rápido. Este diagnóstico pode ser feito por meio de radiografias, tomografias e exames de sangue. O principal, no entanto, é um bom exame clínico e análise do quadro geral do paciente.

Foto: © Jinga - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dor do lado direito do peito: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade