Derrame pleural - Definição

Faça uma pergunta

Definição de derrame pleural

O derrame pleural, também chamado de pleurisia, é a invasão da cavidade pleural por líquido. A pleurisia corresponde mais precisamente a uma inflamação da pleura, membrana que recobre o interior da parede torácica, e envolve e protege os pulmões. A pleurisia pode ser seca, caso onde falamos posteriormente em pleurite, ou com presença de líquido, de onde vem o termo derrame pleural. Essa doença é frequentemente suspeita diante de dificuldades respiratórias, e a radiografia toráxica confirmará o diagnóstico.


As diferentes causas de pleurisia podem ser um traumatismo, uma infecção das estruturas vizinhas, um tumor canceroso, por vezes uma insuficiência cardíaca, uma doença renal ou do fígado. O tratamento da causa pode fazer desaparecer o derrame, mas por vezes, o líquido deve ser retirado com a ajuda de uma agulha para identificar sua natureza, e uma operação cirúrgica pode ser necessária para reparar a pleura lesionada e evitar reincidências.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também