Derrame pleural - Definição


Definição de derrame pleural

O derrame pleural, também chamado de pleurisia, é a invasão da cavidade pleural por líquido. A pleurisia corresponde mais precisamente a uma inflamação da pleura, membrana que recobre o interior da parede torácica, e envolve e protege os pulmões. A pleurisia pode ser seca, caso onde falamos posteriormente em pleurite, ou com presença de líquido, de onde vem o termo derrame pleural. Essa doença é frequentemente suspeita diante de dificuldades respiratórias, e a radiografia toráxica confirmará o diagnóstico.

As diferentes causas de pleurisia podem ser um traumatismo, uma infecção das estruturas vizinhas, um tumor canceroso, por vezes uma insuficiência cardíaca, uma doença renal ou do fígado. O tratamento da causa pode fazer desaparecer o derrame, mas por vezes, o líquido deve ser retirado com a ajuda de uma agulha para identificar sua natureza, e uma operação cirúrgica pode ser necessária para reparar a pleura lesionada e evitar reincidências.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 25 de maio de 2018 às 14:23 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Derrame pleural - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Encefalopatia - Definição
Epidídimo - Definição