As fezes amarelas podem ser causadas por problemas como infecções intestinais, doença celíaca ou alimentação rica em gordura e necessitam de investigação para identificação da sua origem e realização de tratamento adequado.
Quando perceber que suas fezes estão amareladas, é necessário também observar cheiro e formato das fezes. Em seguida, procure um especialista e relate a aparência das fezes para ele. Em geral, o médico pedirá um exame de fezes para fazer sua própria análise do problema e buscar identificar uma das causas possíveis das fezes amareladas. Exames complementares podem ser indicados em caso de dúvida ou para confirmar um diagnóstico de problemas hepáticos ou pancreáticos, por exemplo.
As causas para o aparecimento das fezes amarelas podem ser várias. Confira algumas delas.
Ingerir gordura em excesso dificulta a digestão, especialmente em pessoas que costumam fazer uma alimentação balanceada. Caso essa seja a causa do problema, a recomendação é reduzir a quantidade de gordura e alimentos processados,
Além das fezes amareladas, a infecção intestinal pode gerar sintomas como dor abdominal ou diarreia. Para tratar isso, recomenda-se ingerir muita água e alimentos de fácil digestão, evitando os mais gordurosos e processados.
Quadros de hepatite, cirrose ou cálculos na vesícula biliar fazem com que menos bile chegue ao intestino, prejudicando a digestão das gorduras e fazendo com que as fezes fiquem amareladas. Dor abdominal também pode aparecer nesse caso.
O mau funcionamento do pâncreas faz com que as fezes fiquem amareladas ou esbranquiçadas, além de fazer com que tenham aspecto espumoso. Pancreatite, câncer no pâncreas, fibrose cística e obstrução do canal pancreático são as principais causas desse problema.
Causada pela giárdia, essa doença intestinal provoca fezes amareladas, náuseas, dor de cabeça, febre e perda de peso.
Intolerância severa ao glúten, a doença celíaca causa irritação e má absorção intestinal quando o paciente ingere alimentos como trigo, centeio ou cevada.
Medicamentos para emagrecer diminuem a absorção de gordura no intestino, podendo causar alteração na cor das fezes. Este é um dos motivos para não utilizar este tipo de remédio.
Foto: © Mi.Ti. - Shutterstock.com