Relação entre Alzheimer e hereditariedade

O mal de Alzheimer geralmente não é hereditário e, por isso, quando há um caso da doença na família, nem sempre os demais membros têm riscos de desenvolver a doença.

Casos em que o risco do Alzheimer aumenta

Em alguns casos, há genes que podem ser herdados dos pais e elevam os riscos de desenvolver o mal de Alzheimer. Eles, no entanto, precisam estar associados a outros fatores para que a doença se manifeste. Elementos importantes são idade avançada, falta de exercícios físicos, diabetes ou traumatismo craniano.

Alzheimer precoce ou mal de Alzheimer familiar

Esses dois tipos de Alzheimer podem passar de pais para filhos e costumam apresentar sintomas iniciais entre 30 e 40 anos. Muito raro, esse tipo de doença acomete pouquíssimas pessoas.

Formas de prevenir o Alzheimer

O mal de Alzheimer pode ser prevenido com estilo de vida saudável, além de manter o cérebro ativo fazendo exercícios que o estimulem e controlando a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue.

Sintomas do Alzheimer

Portadores de Alzheimer geralmente se mantêm no chamado estado de alerta, o que faz com que elas respondam a estímulos internos e externos. Sintomas como a perda de memória e distúrbios de comportamento também podem ser associados ao envelhecimento. O quadro costuma evoluir rapidamente, atingindo seu pico entre cinco a dez anos.

Foto: © Ruslan Guzov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Relação entre Alzheimer e hereditariedade', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade