Teste Codex para detecção de Alzheimer

O teste Codex foi elaborado pelo professor Joel Belmin e sua equipe do Hospital Universitário Charles-Foix d'Ivry-sur-Seine, na França, com o objetivo de detectar, em apenas três minutos, se um idoso sofre de demência.

O que é o Codex

O exame das desordens cognitivas (Codex, na sigla em inglês) é um teste que utiliza basicamente duas provas já existentes de maneira simplicada e associada entre elas para detectar a presença de algum grau de demência entre idosos.

Características do Codex

O teste é muito fácil e rápido de realizar já que dura apenas três minutos aproximadamente. No entanto, ela não garante informações sobre a causa da demência, apenas sua presença.

Etapas do Codex

Teste de memória

A primeira etapa do Codex é um teste de memória que exige que o paciente memorize e repita três palavras simples.

Teste do relógio

Em seguida, o médico efetua o teste do relógio simplificado. Para isso, o médico entrega um papel ao paciente com um grande círculo e pede para que ele escreva os números conforme aparecem no relógico. Depois, pede que ele desenhe uma hora precisa, como 14h30.

Avaliação dos resultados do Codex

Se as duas provas apresentarem resultados satisfatórios, o risco de demência do idoso é considerado muito baixo. Por outro lado, se as duas provas tiverem resultados anormais, o risco é bastante elevado e deve-se realizar novos testes mais elaborados para confirmar o diagnóstico de Alzheimer.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Teste Codex para detecção de Alzheimer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade