O teste Codex foi elaborado pelo professor Joel Belmin e sua equipe do Hospital Universitário Charles-Foix d'Ivry-sur-Seine, na França, com o objetivo de detectar, em apenas três minutos, se um idoso sofre de demência.
O exame das desordens cognitivas (Codex, na sigla em inglês) é um teste que utiliza basicamente duas provas já existentes de maneira simplicada e associada entre elas para detectar a presença de algum grau de demência entre idosos.
O teste é muito fácil e rápido de realizar já que dura apenas três minutos aproximadamente. No entanto, ela não garante informações sobre a causa da demência, apenas sua presença.
A primeira etapa do Codex é um teste de memória que exige que o paciente memorize e repita três palavras simples.
Em seguida, o médico efetua o teste do relógio simplificado. Para isso, o médico entrega um papel ao paciente com um grande círculo e pede para que ele escreva os números conforme aparecem no relógico. Depois, pede que ele desenhe uma hora precisa, como 14h30.
Se as duas provas apresentarem resultados satisfatórios, o risco de demência do idoso é considerado muito baixo. Por outro lado, se as duas provas tiverem resultados anormais, o risco é bastante elevado e deve-se realizar novos testes mais elaborados para confirmar o diagnóstico de Alzheimer.
Foto: © pathdoc - Shutterstock.com