O que é neuropatia diabética

Faça uma pergunta
A neuropatia diabética é um distúrbio nervoso causado pelo diabetes, que pode, com o tempo, gerar danos nos nervos corporais.


Sintomas da neuropatia diabética

Algumas pessoas podem não ter sintomas, mas outras podem sentir dor, formigamento ou perda de sensibilidade principalmente nas mãos, braços, pés e pernas. Esses problemas também podem ocorrer no sistema digestivo, coração e órgãos reprodutores.

Tipos de neuropatia diabética

Existem quatro tipos principais de neuropatia diabética, que geralmente se desenvolvem gradualmente e podem passar despercebidas:

Neuropatia periférica

A neuropatia periférica é a forma mais comum de neuropatia diabética e afeta as extremidades do corpo, como pés, pernas, mãos e braços.

Neuropatia autonômica

A neuropatia autonômica afeta o sistema autônomo, que controla o coração, bexiga, pulmões, estômago, intestinos, órgãos sexuais e olhos.

Amiotrofia diabética

A amiotrofia diabética afeta os nervos das coxas, quadris, nádegas e pernas. Também é chamada de neuropatia femoral ou neuropatia proximal.

Mononeuropatia

A mononeuropatia envolve dano a um nervo específico, que pode ser na face, tronco ou perna. É mais comum em adultos mais velhos, mas normalmente não traz complicações a longo prazo.

Causas da neuropatia diabética

Portadores do diabetes possuem diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, gerando também a formação de processo inflamatório, que leva ao mau funcionamento dos nervos e causa a neuropatia diabética.

Fatores de risco

Níveis de açúcar no sangue descontrolados, doença renal e tabagismo são os principais fatores de risco da neuropatia periférica.

Sintomas da neuropatia diabética

Os sintomas da neuropatia diabética variam, mas os principais são dormência, redução da capacidade de sentir dor ou alterações na temperatura, especialmente pés e dedos, sensação de formigamento ou queimação, dor ao caminhar, fraqueza muscular e dificuldade para caminhar. Os sintomas ocorrem geralmente em um lado do corpo.

Tratamento da neuropatia diabética

A primeira etapa do tratamento é deixar os níveis de glicose no sangue dentro dos limites normais. Depois, a dor pode ser aliviada com medicamentos orais e aplicações sobre a pele.

Foto: © Dmitry Lobanov - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também