Displasia do joelho


Definição

Uma displasia é o desenvolvimento anormal de um órgão surgindo antes do nascimento e que causa problemas de más formações podendo ser a origem de disfunções. Esse termo é igualmente utilizado para definir as modificações durante a maturação de um tecido após o nascimento como nos cânceres por exemplo. A displasia pode afetar as articulações, principalmente do joelho. Ela afeta geralmente uma anomalia na tróclea, superfície articular situada entre o fêmur e a rótula (ou patela) na origem de uma instabilidade da rótula: é a displasia femoropatelar.

Manifestações

a displasia do joelho se manifesta da seguinte maneira:
  • Uma frouxidão do joelho;
  • Uma luxação reincidente da rótula com um joelho bloqueado em flexão e muito dolorosa. A reeducação (substituição da rótula) faz a dor desaparecer;
  • Uma má sustentação do joelho;
  • Uma deformação do joelho.

Diagnóstico

o diagnóstico da displasia do joelho será efetuado através de um exame clínico, seguido por uma radiografia, que confirma geralmente o diagnóstico mostrando a displasia da tróclea. Um scanner em caso de dúvida pode ser informativo.

Tratamento

em caso de retenção clínica importante, um tratamento cirúrgico é necessário para centralizar novamente a rótula e ás vezes substituir a tróclea.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Displasia do joelho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Ejaculação retardada
Distonia