Omoplata


Definição

a omoplata é um osso chato, de formato triangular, com uma ponte inferior localizada na parte posterior do ombro. Na nova nomenclatura, seu nome é escápula. Em caso de traumatismo, a omoplata é muito raramente fraturada. Uma dor na omoplata não vem geralmente da omoplata em si, mas sim de uma dor irradiada vindo de outra localização, mas se dirigindo para o local em questão. As dores da omoplata são geralmente vindas de dores dorsais altas ou de dores situadas no ombro. A pesquisa das causas das dores dorsais e do ombro é portanto prevista.

Manifestações

no quadro de dores localizadas em uma única omoplata, a origem pode ser geralmente ligada ao ombro: trata-se portanto de procurar sinais no ombro com sinais de inflamação do ombro afetado, uma vermelhidão, um aumento do calor local. As costas também devem ser examinadas com uma palpação do conjunto da coluna cervical e dorsal e de músculos dorsais, potencialmente em causa por contrações para vertebrais. Se as dores afetarem os dois omoplatas, os músculos das costas são mais comumente o motivo, mas ainda assim os ombros devem ser examinados.

Diagnóstico

em caso de traumatismo, um exame radiográfico é realizado. Na ausência de traumatismo, o exame será guiado pelo contexto. O médico começa efetuando o exame do ombro e de seus movimentos, dos músculos das costas situados na parte superior e da coluna vertebral. Se a coluna vertebral for a origem das dores, é possível efetuar uma radiografia. Enquanto isso, o médico pode suspeitar de outra razão, e efetuará uma radiografia dos pulmões ou um exame biológico.

Tratamento

diversos tratamentos são possíveis. Eles dependem da identificação da causa das dores. Em caso de dores da articulação do ombro, analgésicos, anti-inflamatórios ou injeções locais podem ser realizadas diante da origem suspeitada. Em caso de dores de origem dorsal, medicamentos contra a dor são mais comumente consumidos por via oral como paracetamol ou anti-inflamatórios. Quando se tratam de dores musculares por contrações, medicamentos miorelaxantes, ou seja, relaxadores musculares são utilizados.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Omoplata', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Artrose digital
Dor na panturrilha