A dor na panturrilha é uma sensação desagradável sentida na mesma. A panturrilha, sendo composta de músculos, tendões, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos, está sujeita a diversas causas de dor e elementos que a compõem. Em geral, a causa mais comum é a câimbra muscular, uma contração involuntária que surge durante um esforço físico. Pode se tratar também de machucados musculares como um rompimento ou estiramento muscular ou uma causa ligamentar como um alongamento. Outras causas podem ainda estar na sua origem, como a ruptura do tendão de Aquiles, problemas de má circulação sanguínea (insuficiência venosa), varizes... Nos casos mais graves, a formação de um coágulo de sangue nas veias do membro inferior, igualmente chamado de trombose venosa ou flebite pode ser o motivo.
os sintomas da trombose venosa profunda ou flebite afetam geralmente apenas uma perna e são:
o medico procede a uma observação física da panturrilha para determinar a origem da dor. O contexto é evocador da patologia em causa (traumatismo recente, idade avançada, antecedente da flebite, imobilização prolongada ou cirurgia recente são fatores de risco de flebite). Uma dosagem biológica dos D-Dímeros permite descartar a hipótese de flebite se ela se voltar negativa. Em caso de persistência da dúvida, um ultrassom doppler dos membros inferiores permite colocar em evidência a lesão. Em caso de confirmação, a pesquisa da principal complicação da flebite, embolia pulmonar, deve igualmente ser feita.
existem tantos tratamentos quanto causas das dores na panturrilha. Nos casos de uma dor muscular, analgésicos e às vezes sessões de fisioterapia são aplicados. Se o problema for uma flebite, bases de contenção são utilizadas além da tomada de um tratamento anticoagulante sobre uma duração fixa em função do contexto.
a caminhada favorece a boa circulação sanguínea nos membros inferiores, além de uma sobre-elevação das pernas às vezes se necessário. Bases de contenção também são utilizadas. Em caso de risco de surgimento de um flebite, um tratamento anticoagulante pode ser prescrito por um tempo.