As dores abdominais são frequentes e geralmente causadas por problemas nos órgãos digestivos, como dor ou distensão de estômago. De 20% a 40% dos adultos e de 10% a 20% das crianças sofrem com essa patologia. Uma dor abdominal pode ser crônica (recorrente) ou aguda (pontual) e atingir a parte direta ou esquerda do quadrante superior ou inferior do abdômen.
Os sintomas relacionados às dores abdominais podem ser febre, náuseas e vômito, cólicas e até dificuldade de urinar.
Dores abdominais do lado esquerdo do abdômen podem ser causadas pelos órgãos situados nas proximidades, como efeito colateral de problemas no baço, estômago ou pâncreas. O cólon também pode causar dores desse tipo em adultos, em caso de diverticulite. Problemas renais também podem causar essas dores, embora atinjam geralmente a parte posterior do abdômen. A constipação é, geralmente, a causa mais normal para esse tipo de dor.
As dores abdominais situadas do lado direito do abdômen podem ser ligadas aos sistemas digestivo ou urinário, além de inflamações no apêndice (apendicite), cálculos biliares ou inflamação da vesícula biliar.
Em caso de dores abdominais muito fortes, acompanhadas de febre ou que durem mais de uma semana, é aconselhável buscar auxílio médico para identificar as causas e proceder com o diagnóstico do problema.
Foto: © Robert Kneschke - Shutterstock.com