Dores abdominais: causas e sintomas associados

Faça uma pergunta
As dores abdominais são frequentes e geralmente causadas por problemas nos órgãos digestivos, como dor ou distensão de estômago. De 20% a 40% dos adultos e de 10% a 20% das crianças sofrem com essa patologia. Uma dor abdominal pode ser crônica (recorrente) ou aguda (pontual) e atingir a parte direta ou esquerda do quadrante superior ou inferior do abdômen.


Sintomas das dores abdominais

Os sintomas relacionados às dores abdominais podem ser febre, náuseas e vômito, cólicas e até dificuldade de urinar.

Dores abdominais do lado esquerdo

Dores abdominais do lado esquerdo do abdômen podem ser causadas pelos órgãos situados nas proximidades, como efeito colateral de problemas no baço, estômago ou pâncreas. O cólon também pode causar dores desse tipo em adultos, em caso de diverticulite. Problemas renais também podem causar essas dores, embora atinjam geralmente a parte posterior do abdômen. A constipação é, geralmente, a causa mais normal para esse tipo de dor.

Dores abdominais do lado direito

As dores abdominais situadas do lado direito do abdômen podem ser ligadas aos sistemas digestivo ou urinário, além de inflamações no apêndice (apendicite), cálculos biliares ou inflamação da vesícula biliar.

Quando ir ao médico

Em caso de dores abdominais muito fortes, acompanhadas de febre ou que durem mais de uma semana, é aconselhável buscar auxílio médico para identificar as causas e proceder com o diagnóstico do problema.

Foto: © Robert Kneschke - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também