Causas da dor abdominal durante a gravidez

Faça uma pergunta
Dor abdominal é muito comum durante a gravidez. Na maioria dos casos, ela não representa um problema grave. Entretanto, se estiver associada a outros sintomas, pode indicar a presença de patologias mais ou menos graves.


Riscos de dor abdominal durante a gravidez

Durante a gravidez, as dores sentidas na região abdominal e na parte inferior do abdômen se devem a vários fatores, mais ou menos graves. De qualquer forma, esses sintomas são motivo suficiente para consultar o médico ou ginecologista imediatamente com o objetivo de prevenir complicações que possam pôr em perigo a vida da criança e/ou mãe.

Tipos de dores abdominais durante a gravidez

A maioria das dores abdominais não são patológicas e afeta quase todas as mulheres grávidas em diferentes fases da gestação. Podem se espalhar por todo o abdômen ou restringir-se ao baixo ventre ou a zona do útero. Geralmente se tratam de uma síndrome de ligamentos pélvicos benigna, caracterizada por sensação de cólica no baixo ventre, dor lombar ou dores causadas por movimentos. Esse incômodo dificulta a locomoção da mulher grávida. No final da gravidez, com cerca de 38 semanas, a dor pode ser mais frequente e se origina das contrações que antecedem a chegada do parto.

Doenças associadas à dor abdominal na gravidez

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica refere-se à implantação do zigoto fora do útero (normalmente em uma das trompas de Falópio). A gravidez ectópica é uma condição muito grave que pode provocar hemorragia interna e colocar a vida da gestante em risco. Os sintomas incluem dor abdominal intensa e persistente, sangramento vaginal, vertigem e desmaios.

Aborto espontâneo

Uma em cada quatro gestações termina em aborto espontâneo. Um aborto espontâneo acontece quando ocorre a expulsão acidental do feto, geralmente antes dos seis meses (28 semanas) de gravidez. Os sintomas que precedem o aborto espontâneo são cãibras e dores abdominais, sangramento vaginal abundante e contínuo e desaparecimento de sinais de gravidez, como diminuição no volume dos seios.

Torção de cisto no ovário

A formação de cistos (tumores de ovário benignos ou malignos) pode causar complicações durante a gravidez. Uma das mais comuns é a torção de um cisto no ovário, o que exige a realização de uma cirurgia de emergência.

Foto: © KonstantinChristian - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também