Ovário multifolicular - Definição


Definição de ovário multifolicular

Um ovário multifolicular é aquele que contém mais folículos do que a média, geralmente entre oito e 12, com tamanhos que variam de quatro a 10 milímetros de diâmetro. Um folículo é a cavidade onde o óvulo se desenvolve. Em um ovário multifolicular, os folículos não atingem a maturidade e não liberam óvulos. Essa condição se deve a uma disfunção do hipotálamo, que não secreta os hormônios necessários para a maturação dos folículos. O principal sintoma deste problema é a ausência de menstruação. Trata-se geralmente de um problema passageiro, comum durante a puberdade ou que surge em função do uso de algumas pílulas anticoncepcionais.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de março de 2017 às 16:14 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Ovário multifolicular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Osteofitose - Definição
Panarício do dedo do pé - Definição