Panarício do dedo do pé - Definição

Abril 2018


Definição de panarício do dedo do pé

O termo panarício do dedo do pé é utilizado para todas as inflamações agudas dos dedos do pé. A inflamação costuma se localizar próxima a uma unha, geralmente após uma ferida ou pequeno corte mal curado ou ignorado, no qual o germe se infiltrou. A zona atingida se torna vermelha, inchada e dolorosa.

Se deixamos a infecção evoluir, ela produz acúmulo de pus e um inchaço esbranquiçado e doloroso aparece. Em estágios precoces, curativos umedecidos aplicados diversas vezes por dia permitem matar o panarício e impedir sua evolução.

Na etapa purulenta, o tratamento consiste em limpar bem a ferida e eliminar todo o pus expelido. Mal curado, o panarício pode afetar zonas mais profundas do dedo e causar danos a outras estruturas, como tendões e ossos. Neste caso, o paciente necessita de cirurgia.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 5 de fevereiro de 2018 às 08:52 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Panarício do dedo do pé - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Ovário multifolicular - Definição
Proteção gástrica - Definição