Cisto nos ovários - Definição

Definição de cisto nos ovários

Os cistos nos ovários ou cistos ovarianos podem estar ligados ao ciclo menstrual e neste caso falamos de um cisto funcional. Quando eles se instalam a longo prazo, podem ser benignos ou, menos comumente, cancerígenos. Se esta for a situação, falamos de um cisto orgânico. Geralmente, os cistos nos ovários são assintomáticos e não causam nenhum incômodo, mas alguns de maior tamanho podem provocar dores pélvicas ou menstruações irregulares.

Após a descoberta de um cisto, geralmente por acaso durante um ultrassom ou após alguns sinais, um simples controle por ultrassom à distância pode ser suficiente, pois, nas mulheres entre a puberdade e a menopausa, os cistos funcionais são comuns e desaparecem espontaneamente. Em caso de persistência, uma retirada do cisto permitirá a sua análise.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cisto nos ovários - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade