Causas das fezes verdes

Algumas enfermidades e determinados alimentos podem ser os responsáveis pela cor verde nas fezes. Na maioria dos casos, esse sintoma não é algo que mereça preocupação, a menos que as fezes esverdeadas sejam acompanhadas por outros sinais ou sejam persistentes.

Fezes verdes em bebês

Às vezes, bebês de até um ano apresentam fezes verdes, já que são alimentados com leite materno. Se esse sintoma não vier acompanhado por outros como pele amarelada ou urticárias, não há com o que se preocupar. Entretanto, caso o bebê esses ou outros sinais apareçam, o mais recomendável é levá-lo ao pediatra.

Alimentos que deixam as fezes verdes

Muitos vegetais verdes ou alimentos com corante verde podem dar origem às fezes esverdeadas. Se esse for o caso, não se preocupe: as fezes voltarão à coloração normal assim que o organismo eliminar esses alimentos.

Fezes verdes causadas por vitaminas

Quem consome grandes quantidades de vitaminas pode apresentar fezes verdes. A vitamina mais comum que causa esse sintoma é o ferro, porém a clorofila e as algas verdes também podem tornar as fazes esverdeadas. Nesses casos, não há motivo para preocupação.

Fezes verdes causadas por trânsito intestinal rápido

Em alguns casos, as fezes verdes se devem à bile. Isso acontece porque, na digestão normal, o fígado fabrica a bile para ajudar a decompor as gorduras. Na sequência, a bile e as fezes são encaminhadas ao intestino e as enzimas mudam a cor da bile de verde para marrom. Entretanto, pessoas que possuem aparelho digestivo muito veloz podem apresentar fezes verdes, já que não há tempo para que as enzimas alterem a coloração da bile. Entre as causas do trânsito intestinal rápido podemos destacar alergias, mal-estar digestivo, intolerância à lactose e algumas doenças intestinais. A necessidade de consultar um médico se dá apenas quando o aparecimento das fezes verdes for constante.

Fezes verdes causadas por doenças intestinais

A síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa podem originar fezes verdes. Intervenções cirúrgicas recentes também podem gerar as fezes verdes, além da Doença de Crohn.

Fezes verdes causadas por infecções

As infecções por bactérias e vírus que provocam um trânsito intestinal acelerado também podem ser a causa das fezes verdes. Geralmente, as verminoses mais comuns que provocam esverdeamento das fezes são giárdia, salmonella e rotavirus.

Foto: © Pretty Vectors - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas das fezes verdes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade