Nível de ureia no sangue

A ureia é o produto de degradação de proteínas no fígado. Filtrada pelos rins, a ureia é eliminada através da urina, como um resíduo do organismo. A quantidade de ureia presente no sangue permite detectar se os rins estão funcionando corretamente.

Indicador de insuficiência renal

Medir o nível de ureia no sangue serve para identificar um déficit da função renal e, particularmente, para detectar a insuficiência renal.

Valor normal da ureia

O valor normal da ureia está entre 3 e 7.5 mmol/l ou 0.18 a 0.45 g/l nos homens, e entre 2.5 e 7 mmol/l ou 0.15 a 0.42 g/l nas mulheres.

Nível de ureia na gestação e nas crianças

O nível de ureia diminui nas crianças, durante a gravidez, durante um jejum prolongado ou desnutrição, ou em caso de insuficiência hepática.

Causas de um nível de ureia elevado

O nível de ureia pode ser relativamente alto nos idosos, em pessoas que realizam esforço prolongado ou dietas hiperproteicas, em caso de insuficiência cardíaca, desidratação ou durante um pós-operatório.

Realização de diagnóstico

Como as normas diferem dependendo da técnica utilizada por laboratórios, os resultados de um exame para medir os níveis de ureia no sangue podem não proporcionar um diagnóstico definitivo. Por isso, é necessário consultar um médico para prescrever exames complementares ou possível tratamento.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Nível de ureia no sangue', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade