A ureia é o produto de degradação de proteínas no fígado. Filtrada pelos rins, a ureia é eliminada através da urina, como um resíduo do organismo. A quantidade de ureia presente no sangue permite detectar se os rins estão funcionando corretamente.
Medir o nível de ureia no sangue serve para identificar um déficit da função renal e, particularmente, para detectar a insuficiência renal.
O valor normal da ureia está entre 3 e 7.5 mmol/l ou 0.18 a 0.45 g/l nos homens, e entre 2.5 e 7 mmol/l ou 0.15 a 0.42 g/l nas mulheres.
O nível de ureia diminui nas crianças, durante a gravidez, durante um jejum prolongado ou desnutrição, ou em caso de insuficiência hepática.
O nível de ureia pode ser relativamente alto nos idosos, em pessoas que realizam esforço prolongado ou dietas hiperproteicas, em caso de insuficiência cardíaca, desidratação ou durante um pós-operatório.
Como as normas diferem dependendo da técnica utilizada por laboratórios, os resultados de um exame para medir os níveis de ureia no sangue podem não proporcionar um diagnóstico definitivo. Por isso, é necessário consultar um médico para prescrever exames complementares ou possível tratamento.
Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com