Ureia e seus valores

A ureia é um resíduo proveniente da degradação das proteínas do fígado. Ela é filtrada pelos rins e, em seguida, expelida na urina.

Ureia no sangue e na urina

Medir as taxas de ureia no sangue e na urina é uma ação necessária para identificar eventuais disfunções renais (como insuficiência renal). Sua dosagem na urina, colhida no período de 24 horas, é um exame complementar ao de sangue.

Valores normais da ureia no sangue

Os resultados variam de acordo com o laboratório, mas, em geral, devem ficar entre 3 e 7,5 mol por litro (entre 0.18 e 0.45 g/l) em homens e 2,5 a 7 mol por litro (entre 0,15 a 0,42 g/l) em mulheres.

Valores normais de ureia na urina

As dosagens normais de ureia na urina devem ser entre 250 e 580 mol num período de 24 horas (15 a 35 g/24 h). A relação entre o nível de ureia na urina e no sangue é, por norma, superior a 10. Se os valores forem menores que isso, pode-se suspeitar de insuficiência renal.

Ureia baixa no sangue

Valores de ureia baixos no sangue podem indicar gravidez, jejum prolongado, desnutrição ou insuficiência hepática.

Ureia alta no sangue

Os números de ureia no sangue podem aumentar devido a fatores como idade avançada, quando se faz um esforço prolongado, em casos de dietas ricas em proteína, insuficiência cardíaca ou desidratação, bem como após cirurgias.

Foto: © Alexilusmedical - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Ureia e seus valores', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade