A ureia é um resíduo proveniente da degradação das proteínas do fígado. Ela é filtrada pelos rins e, em seguida, expelida na urina.
Medir as taxas de ureia no sangue e na urina é uma ação necessária para identificar eventuais disfunções renais (como insuficiência renal). Sua dosagem na urina, colhida no período de 24 horas, é um exame complementar ao de sangue.
Os resultados variam de acordo com o laboratório, mas, em geral, devem ficar entre 3 e 7,5 mol por litro (entre 0.18 e 0.45 g/l) em homens e 2,5 a 7 mol por litro (entre 0,15 a 0,42 g/l) em mulheres.
As dosagens normais de ureia na urina devem ser entre 250 e 580 mol num período de 24 horas (15 a 35 g/24 h). A relação entre o nível de ureia na urina e no sangue é, por norma, superior a 10. Se os valores forem menores que isso, pode-se suspeitar de insuficiência renal.
Valores de ureia baixos no sangue podem indicar gravidez, jejum prolongado, desnutrição ou insuficiência hepática.
Os números de ureia no sangue podem aumentar devido a fatores como idade avançada, quando se faz um esforço prolongado, em casos de dietas ricas em proteína, insuficiência cardíaca ou desidratação, bem como após cirurgias.
Foto: © Alexilusmedical - Shutterstock.com