Rim - Definição

Abril 2018


Definição de rim

Os rins são dois órgãos localizados na parte posterior do abdômen na região lombar, exercendo diversas funções no organismo. Apesar de ser possível viver normalmente após a retirada de um rim, esses órgãos asseguram funções essenciais como a eliminação dos dejetos tóxicos após filtragem do sangue, que serão evacuados na urina.

Após sua passagem pelo néfron, unidade estrutural do rim que filtra o sangue, a urina primária resultante circula por diferentes tubos, permeáveis a substâncias diferentes, que, sob a influência de hormônios, permitem a reabsorção de água e outras moléculas, gerando então a urina propriamente dita, que será despejada na uretra, tubo ligado à bexiga.

Os rins permitem também regular o equilíbrio hídrico, o armazenamento de água no organismo e diversas outras moléculas do corpo. Secretam hormônios necessários para regular a pressão arterial e estimular a produção dos glóbulos vermelhos pela medula óssea.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de fevereiro de 2018 às 16:27 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Rim - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Reto - Definição
Rim (anatomia) - Definição