Rim (anatomia) - Definição


Definição de rim (anatomia)

Os rins são dois grandes órgãos pertencentes ao sistema urinário em formato de feijão e localizados no abdômen na altura das duas últimas vértebras torácicas e as duas primeiras lombares, de um lado e do outro da coluna vertebral. Geralmente, o rim direito fica levemente mais abaixo do rim esquerdo. Um rim mede 12 x 6 cm e tem 3 cm de espessura, mas seu tamanho pode diminuir em caso de insuficiência renal crônica. Na unidade estrutural do rim chamada néfron, o sangue circula e é filtrado. A urina primária circula entre diferentes tubos, permeáveis a substâncias diferentes, sob influência de hormônios. Na composição da urina primária, ocorre reabsorção de água e outras moléculas para gerar a urina propriamente dita, que será então despejada na uretra, tubo ligado à bexiga.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 18:05 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Rim (anatomia) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Rim - Definição
Rabdomiólise - Definição