Uretra - Definição

Faça uma pergunta

Definição de uretra

A uretra é um duto que liga a bexiga ao meato, orifício pelo qual a urina sai durante a micção. É a uretra quem realiza a propulsão da urina desde a bexiga até o exterior do corpo. A uretra tem tamanhos diferentes na mulher e no homem por razões anatômicas. No homem, a uretra possui funções de eliminação e reprodutiva pois o esperma é igualmente expulso pela vias da uretra. A uretra é mais longa no homem, o que reduz os riscos de infecção na bexiga já que os micro-organismos têm dificuldade de chegar até lá. Na mulher, a uretra é mais curta, o que facilita a ascensão das bactérias e a frequência das cistites nelas.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de dezembro de 2017 às 17:46 por Pedro.CCM.

Este documento, intitulado 'Uretra - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.