Urticária colinérgica - Definição


Definição de urticária colinérgica

A urticária é uma dermatose, doença que afeta a pele, de natureza inflamatória, relativamente comum na população. Esta doença pode ter caráter agudo ou crônico, de acordo com o tempo de evolução e superficial ou profunda, segundo a forma das placas que o paciente desenvolve. A urticária pode ser causada por uma reação alérgica a um alimento, uma picada de inseto, um medicamento, contato com um produto ou substância, ou físico devido ao contato com o frio, a água, bem como uma pressão na pele.


Uma das formas de urticária é a urticária colinérgica, que é causada pela liberação de uma substância pelo organismo, a acetilcolina, principalmente durante algumas circunstâncias como o esforço físico, a exposição ao calor, a transpiração, uma forte emoção. Habitualmente, pequenas lesões vermelhas de alguns milímetros aparecem no tronco e geralmente desaparecem em menos de 30 minutos.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 14 de maio de 2018 às 16:48 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Urticária colinérgica - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Uretra - Definição
Tumor glômico - Definição