Alergia a gatos: causas, sintomas e prevenção

A alergia a gatos e outros animais não é produzida por seus pelos, sejam eles curtos ou longos, mas pela urina, saliva e secreções das glândulas sebáceas. Ao se lamber, o gato deposita alergênicos nos pelos e estes causam reações alérgicas em pessoas que tocam ou se aproximam do felino. Os alergênicos também aderem a tapetes, estofados e roupas. É possível encontrar vestígios dos alergênicos meses ou mesmo anos depois do animal ter deixado uma casa.

Sintomas da alergia a gatos

Os alergênicos são uma das mais importantes causas de alergias respiratórias. Normalmente, os sintomas causados são principalmente asma ou rinite. No entanto, às vezes, é possível observar quadros de conjuntivite, eczema ou urticária. A sensibilidade aos gatos predispõe o aparecimento da asma.

Como evitar a reação alérgica

A melhor forma de evitar a reação alérgica é manter distância dos gatos. No entanto, essa situação pode ser especialmente traumática para crianças que convivem com o animal em casa. Por isso, essa decisão deve ser tomada com cuidado.

Alergia de apenas alguns gatos

A alergia a gatos não depende de sua raça, nem da cor, tamanho ou comprimento de seus pelos. O que determina é a reação do paciente aos alergênicos. Por isso, a alergia se estende a todos os gatos. Isto também é válido para outros animais.

Alergia sem a presença do gato

Uma pessoa alérgica a um animal, como um gato, pode desencadear sintomas alérgicos sem ter qualquer contato com o animal, mas apenas ao se aproximar de uma pessoa que tenha pelos de gato em suas roupas ou mesmo frequentar casa que tem ou teve recentemente um gato.

Duração da alergia

O aparecimento de sintomas alérgicos pode ser observado por meses ou anos após o primeiro contato com o gato. As pessoas que apresentam sintomas alérgicos repentinamente após terem vivido vários anos com seus gatos dificilmente aceitam que o animal é a causa do problema.

Foto: © Eric Isselee - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Alergia a gatos: causas, sintomas e prevenção', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade