Fezes com sangue: causas e tratamentos

A presença de sangue nas fezes é um sintoma anormal que deve ser imediatamente reportado a um médico. A causa do problema, muitas vezes benigna, varia segundo a coloração das hemorragias e pode denotar quadros graves.

Colorações diferentes

A coloração dos sangramentos permite ao médico efetuar um primeiro diagnóstico a respeito do problema. Quando o sangramento é negro, imagina-se que sua origem seja um melena. A coloração, nesses casos, resulta de uma digestão parcial do sangue. A presença de líquido espesso nas fezes se deve a um sangramento no lado superior do tubo digestivo.

Quando o sangramento é vermelho, supõe-se tratar de uma retorragia. Sua presença nas fezes é sinal de sangramento na parte inferior do tubo digestivo (cólon, reto, ânus). Os sangramentos também podem ser invisíveis a olho nu, chamados de ocultos, como no caso de um câncer colorretal. Sua detecção se faz através de provas biológicas e exames complementares.

Causas do sangue nas fezes

Sangramentos digestivos baixos

A presença de sangue nas fezes pode ter diferentes causas. Os sangramentos digestivos baixos - de coloração vermelha - se apresentam com maior frequência entre pessoas com hemorroidas. A dilatação das veias no ânus se manifestam por dores e sangramentos, que podem ser observados nas fezes. Outra causa frequente é a fissura anal, lesões que podem ser consequência direta de uma prisão de ventre.

A retite, inflamação da mucosa retal, também pode provocar fezes com sangue. Doenças digestivas: colite ulcerosa, proctocolite, doença de Crohn são outros exemplos de causas possíveis. Nestes casos, um tratamento médico de longo prazo é necessário.

Sangramentos digestivos altos

As principais causas de sangramentos digestivos altos - de coloração negra - são úlceras gastroduodenais, varizes esofágicas, tumores gástricos e erosões gástricas agudas, em geral provocados pelo uso de medicamentos (aspirina e anti-inflamatórios).

Tratamento para fezes com sangue

Em função do avanço da doença que origina o sangramento, o profissional consultado recomendará a utilização de um creme ou pomada à base de corticoides ou uso de remédio anti-inflamatório. Uma intervenção cirúrgica só é realizada em casos mais extremos.

Foto: © Sakorn Singsuwan - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Fezes com sangue: causas e tratamentos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade